Temperatura muito baixa no ar condicionado pode causar problemas respiratórios


O verão traz com ele altas temperaturas e quem não foi curtir a temporada em uma praia ou em uma casa de campo, sempre sofre com o calor. Vale fazer de tudo para amenizar a sensação térmica. Até abusar o quanto der do ar condicionado, chegando a temperaturas em torno dos 16 graus (Celsius). A sensação de alívio e frescom, porém, pode ter seu preço: baixas temperaturas assim podem acarretar problemas respiratórios.

Manter o bom senso ao regular a temperatura do ar condicionado é a orientação do pneumologista Fábio Muchão. “Se a temperatura ambiente está em torno de 32 graus, a tendência das pessoas é colocar o ar condicionado a 18 graus. Essa diferença de climatização causa um choque térmico que poderá trazer problemas respiratórios como remites, sinusite e irritação na garganta. E, para as pessoas que já sofrem desses problemas, se agravam com esse choque”.

Por mais que a gente queira ficar no friozinho durante o período em que estamos trabalhando ou que estamos no trânsito, o ideal é deixar a temperatura do ar condicionado em torno dos 23 graus. Essa temperatura será capaz de diminuir o calor e não provocará um choque térmico ao contato com a temperatura externa.

E para os casos em que não é possível fazer essa regulagem térmica, uma boa dica é: antes de sair diretamente do ambiente frio para o mais quente, tente aquecer o corpo. Por exemplo: se você estiver no trânsito, uns minutinhos antes de chegar ao destino, desligue o ar condicionado. Se estiver no trabalho, fique na espera do elevador ou no saguão do prédio por um tempinho, assim você não entrará em contato direto com a temperatura mais quente.

E não é só a temperatura do ar condicionado que pode causar problemas à nossa saúde. A limpeza e higienização do aparelho são fundamentais para garantir nossa segurança. “O ar condicionado é alojamento de bactérias e fungos. Se os filtros não forem trocados periodicamente, essas bactérias são espalhadas pelo ambiente que sempre fica fechado, sem ar corrente,” explica Fábio Muchão.

  • http://www.webarcondicionado.com.br/ Web ArCondicionado

    Ótimas dicas!
    Antes de ligar o ar-condicionado, abra janelas e portas para deixar o ar circular por alguns minutos.
    Isso ajuda a amenizar a proliferação de fungos, bactérias e vírus da gripe.