Sete plantas para espantar o mau olhado e trazer boa sorte no Ano Novo

 

Pular ondinhas, jogar sal grosso para trás, guardar caroços de romã, usar cores diferentes na virada do ano para conseguir muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender. Muitas são as crenças e superstições que acompanham o ano que começa. Se elas funcionam ou não, não dá para afirmar. Mas que vale acreditar, ninguém pode discutir.

Por isso, vale relembrar sete plantas conhecidas pela superstição de que afastam mau olhado e, principalmente, atraem energia positiva para o ano que se aproxima:

Arruda
Crenças populares africanas contam que pequenos galhos dessa planta, usados por cima das orelhas, espantam os maus-espíritos e o mau-olhado. Na Grécia, esse mesmo galho era utilizado para afastar doenças contagiosas. Já nas igrejas, galhinhos de arruda eram utilizados para espirrar água benta nos fieis. É por essas e por outras que essa plantinha ganha um espaço especial no seu vaso, para espantar maus-espíritos e mau-olhado.

Comigo-Ninguém-Pode

Tem as mesmas características ‘mágicas’ da arruda: espantar mau agouro e olho gordo.

Pimenta
Dizem que a pimenta afasta todo o mal. Quem for inimigo ficará com a boca e as entranhas ardendo. Sabe aquela expressão “seca até pimenteira”? Vem da crença de que, se uma pessoa tem uma péssima intenção, a pimenta absorverá todo esse mal, mas, consequentemente, ficará seca. Outros dizem que, por sua cor viva e chamativa, a pimenta atrai todos os olhares para si. Se tiver más intenções, a energia ruim desse olhar será sugada pela plantinha.

Espada de São Jorge
Por ter folhas pontiagudas, muitos acreditam que a espada de São Jorge é capaz de cortar todo o mal que lhe passar por perto. Além disso, tem a propriedade de atrair coragem e prosperidade e afastar invejosos de plantão. Por conta dessa superstição é bem comum encontrarmos uma plantinha dessa na porta de restaurantes e outros comércios – garantindo bons negócios.

Guiné
É comum utilizarem a Guiné na produção da conhecida figa, para isolar as más vibrações. Ao lado da arruda, funcionaria como uma ‘antena’, que capta as vibrações ruins, enquanto que a companheira as neutraliza.

Manjericão
Além de um excelente tempero e dar aquele sabor especial a preparações como a clássica pizza marguerita, acredita-se que o manjericão tem o poder de atrair boa sorte.

Alecrim
Muito utilizado como tempero, também, o alecrim teria outra propriedade: boa sorte e felicidade. O alecrim é símbolo de franqueza, boa-fé e saudade. Por isso é utilizado na Inglaterra nos túmulos dos entes queridos. Além disso, é comum que um raminho dessa planta, acompanhe a noiva e seu buquê.

  • ivna

    Amei essas dicas…