Saiba como organizar CDs, DVDs, livros e revistas

Deixar bonito, arrumado e acessível para o uso nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se fala em livros, revistas, CDs e DVDs. Afinal, eles não são objetos de decoração para ficarem intocados no alto de uma estante, mas também não é preciso deixá-los jogados no fundo de uma gaveta.

“Não adianta estar esteticamente bonito se a organização estiver proporcionando pouca facilidade e agilidade na hora de encontrá-los”, diz a personal organizer Ingrid Lisboa.

Segundo a especialista, os princípios básicos são segmentar o máximo possível todos os itens, e ter somente um lugar para cada uma dessas categorias. Sendo assim, as séries de TV devem ficar separadas dos filmes, que por sua vez também não ficam juntos com os DVDs de shows.

Sim, é até bem chato – e trabalhoso – fazer isso da primeira vez, mas se você conseguir fazer com que todo mundo da sua casa – incluindo o filho pequeno – se discipline a sempre colocar no mesmo lugar que tirou depois de usar, a bagunça vai demorar em dar o ar da graça.

Veja as dicas da personal oganizer sobre como arrumar cada um desses itens:

DVDs – Prateleiras ou gavetões sob o móvel em que fica a TV são ótimas pedidas. Classifique por gênero (comédia, infantil, suspense) ou título. Pode-se ainda separar filmes/infantil/séries de TV/shows e depois colocar por ordem alfabética. Quem tem pouco espaço e não se incomoda em jogar fora a caixinha, coloque todos em um daqueles porta CDs.

CDs – Utilize a categorização por estilo musical e/ou nome do artista. Para organizar, coloque-os em prateleiras. Evite divisórias pré-moldadas, pois nelas é difícil reorganizar os títulos quando se insere um CD novo.

Revistas – Evite acumular edições antigas de revistas por anos a fio, a menos que sejam relacionadas à atividade profissional ou consultadas constantemente. Deixe cada revista no ambiente em que se lê, seja o banheiro, quarto ou sala. Cuidado com os revisteiros, para que não virem pequenos lugares de bagunça e acúmulo.

Livros – Há duas opções:

1ª) Organize primeiro por categoria (ficção, não-ficção, infantil, didático), depois por temas (suspense, economia etc) e, então, por autor ou título;

2ª) Classifique só por tema (jardinagem, beleza, comunicação, romance), e depois autor ou título.

Coloque os livros altos num canto ou deitados, para facilitar a visualização. Você também pode fazer composição com os livros e objetos de decoração.