Para que serve um desumidificador de ar

O desumidificador é um aparelho elétrico que serve para reduzir o índice de umidade relativa do ar, ou seja, a água presente no ar que respiramos. Para as pessoas que moram um regiões muito úmidas, ter um desumidificador de ar em casa é muito importante para o bem-estar e saúde da família.

Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 45%, o ar é considerado muito seco. Nessas condições, é preciso instalar um umidificador. A umidade relativa ideal varia entre 50% e 60%, quando o ar está saudável e confortável.

Se o ar estiver muito úmido, com a umidade relativa acima de 60%, ele pode causar muitos males à saúde. É nessa hora que a necessidade da instalação do desumidificador aparece. Ao contrário do climatizador, que aumenta a umidade, ele reduz a quantidade de líquido no ar.

A umidade relativa do ar alta provoca a proliferação de micro-organismos causadores do mofo, bolor e mau cheiro, que causam complicações respiratórias e alergias. Evite esses problemas com um desumidificador que, por meio de um processo de condensação, deixa o ar ideal para sua casa e sua família.

Este aparelho é como um ar-condicionado, que tem o mesmo número de espirais quentes e frias na mesma caixa. Uma ventoinha retira o ar do cômodo com uma espiral gelada para condensar a umidade. Então, o ar seco passa pela espiral quente, para ficar na temperatura ambiente.

É importante lembrar que muitos modelos de ar-condicionado podem funcionar como um desumidificador. Mas o contrário não é possível, pois os tipos de desumidificador disponíveis são capazes apenas de aquecer ou manter a temperatura ambiente. Para isso, é preciso adquirir um aparelho que seja equipado com termostato.

Existem desumidificadores compactos, ideais para serem usados dentro de closets e guarda-roupas, mas que também são eficazes em ambientes maiores, como salas de impressão ou informática e bibliotecas. Alguns modelos portáteis contam com drenagem contínua e desligamento automático.

Outros aparelhos são indicados para escritórios, residências, adegas, banheiros, áreas de serviço e lojas. Neste tipo de desumidificador, basta escolher o nível de umidade a ser retirada do ambiente por meio do umidostato, para evitar problemas alérgicos e respiratórios, além de proteger objetos.

Acabe com os problemas da umidade excessiva com um desumidificador de ar!