Pele limpa e saudável… produtos que ajudam e muito!

Eliminar os efeitos da poluição, do suor e da poeira que, ao longo do dia, vão sujando seu rosto e sufocando seus poros é uma medida que deve ser tomada de maneira repetida e disciplinada para que a saúde da sua pele não seja afetada. Para isso, é preciso criar uma rotina para o cuidado facial, aliada ao uso de produtos que façam a limpeza e hidratação da maneira menos agressiva possível.

A primeira coisa a se fazer é respeitar as características da sua pele. Ou seja: as secas pedem produtos mais cremosos, enquanto as oleosas requerem fórmulas menos densas, transparentes. Qualquer que seja o seu caso – normal, seca, oleosa ou mista -, porém, um cuidado em comum vale para todas: os produtos que levam álcool em sua composição, de preferência, devem ser evitados.

O álcool pode provocar ressecamento e irritação, além de eliminar a camada ácida natural da pele, o que a deixa mais suscetível a bactérias, fungos e vírus. Tônicos, esfoliantes, hidratantes e demaquilantes de fabricantes respeitados como Ecologie e Anna Pegova, por exemplo, oferecem produtos sem álcool.

Substâncias químicas – como acrilamida e propilenoglicol – são dispensáveis. As composições naturais, à base de vitamina E – essencial para máscaras naturais caseiras – ou com ácidos de frutas, deixam a pele mais macia e combatem cravos, controlam a oleosidade e têm poder antisséptico. Já a vitamina C é um antioxidante poderoso na manutenção do colágeno na estrutura do seu rosto, combatendo a flacidez.

No caso dos sabonetes específicos para a limpeza facial, é importante levar em conta os chamados “syndet”, por não levarem sebo em sua produção. Dessa forma, são adequados para qualquer tipo pele, inclusive para quem sofre de acne.

Este problema, aliás, pode ser amenizado com a eliminação da maquiagem todos os dias. Use o demaquilante como seu aliado, e não como algo que represente uma obrigação quando você chega cansada do trabalho ou da balada. Os que são à prova d’água, inclusive, também fazem um servicinho extra: eliminam as outras impurezas acumuladas ao longo do dia.

Independente do produto, água nunca é demais. Assim como os pequenos algodões circulares, que devem aplicar os produtos de maneira delicada.