Cafeteira elétrica ou expresso, qual é a melhor?

Figurinha carimbada na mesa do brasileiro, o café tem um espaço especial em todas as horas do dia. Para garantir o café fresquinho a qualquer momento, é preciso ter uma boa cafeteira, mas qual modelo escolher? As tradicionais elétricas ou as novas cafeteiras de expresso?

Antes de ser cultivado por essas bandas, o café já era saboreado por turcos e bastante consumido na Europa, mas foi no Brasil que ele ancorou sucesso. Graças às condições propícias de nosso clima e ao aquecimento da economia através do comércio de café, que essa bebida se popularizou tornando-se uma tradição e um dos maiores orgulhos do país.

Hoje, oferecer a alguém um cafezinho é sinônimo de cordialidade e o consumo da bebida virou um hábito para os brasileiros. O cafezinho acompanha bons papos, dá aquela levantada na tarde após o almoço e proporciona encontros deliciosos e marcantes.

Um bom apreciador de café está sempre atento ao modo como ele é preparado. Sim, existem os cafés expressos, que são os mais tipicamente consumidos na Europa e o bom e velho cafezinho com o jeitinho brasileiro, o coado. E cada preparo necessita de cafeteiras específicas.

A principal diferença entre cafeteiras elétricas e expressos está no café que é preparado. As máquinas de expresso preparam um café com mais pressão, deixando-o mais espesso, encorpado e com um sabor mais forte. Esse efeito acontece porque a pressão que a cafeteira gera faz com que o impacto da água contra o pó seja forte.

Um atributo importante das máquinas expressas é a versatilidade que alguns modelos oferecem, como o preparo fácil e rápido de capuccinos e chás. Uma boa dica é optar pelas máquinas automáticas, que preparam a bebida com um simples toque de botão, perfeito para os adeptos da praticidade, principalmente pela manhã.

Já as cafeteiras elétricas preparam aquele cafezinho de característica mais caseira. O aparelho usa o café moído para o preparo na hora, distribuindo a água uniformemente,produzindo um café um pouco menos denso e normalmente com mais cafeína, a propriedade estimulante que deixa a gente mais acordado.

As cafeteiras elétricas são grandes facilitadoras do dia a dia. Elas preparam a quantidade certa de xícaras e ainda contam com recursos práticos como timer e moedor de grãos. Com o timer é possível programar a cafeteira para preparar o café logo cedo. Enquanto você dorme uns minutinhos a mais, ela está lá aprontando seu cafezinho para você levantar com aquele aroma irresistível.

O moedor de grão também é um recurso incrível: é só depositar os grãos em um compartimento, que o café sai na hora e fresquinho, fresquinho.