Melancia, chás e água de coco combatem inchaço e secam a barriga


Mudar a alimentação alguns dias antes de ir à praia ajuda a desinchar e às vezes até a perder alguns quilinhos. Para arrasar no biquíni, a regra mais importante é beber bastante líquido. E, se você não costuma beber muita água – o que é um erro -, investir em sucos, chás e água de coco ajudam a hidratar e a fazer uma “faxina” no seu corpo.

Refrigerante zero está na lista negra para quem quer ir ao litoral com uma barriga lisinha. “Mesmo o zero ‘engorda’. Refrigerantes não são líquidos que facilitam a eliminação de água pelo organismo. Eles têm muito sódio e provocam o efeito contrário ao desejado, inchando.”, explica a nutricionista Mônica Jorge, da Faculdade de Nutrição da USP.

Para secar as gordurinhas, a nutricionista diz que é preciso investir em uma dieta rica em alimentos que têm água, como verduras, legumes, frutas e sucos. Os alimentos industrializados devem ficar de fora. “Enlatados e embutidos, como linguiça, salsicha e frios, têm muito sódio, que só fazem o corpo reter líquidos. Produtos em conserva e em latas também são vilões.

Mas se você pensa que é só ficar na saladinha para desfilar uma barriga chapada pela praia, está enganada. “Salada é ótima na dieta. O problema é quando você enche de temperos prontos, que estão cheios de sódio. Por isso é bom olhar o rótulo dos produtos. Se você vê que ele tem 30% ou 40% do valor diário de sódio, já é mais de um terço do que você pode ingerir”, alerta a nutricionista.

Alimentos ‘milagrosos’ para desinchar são os ricos em fibras, como arroz integral, cereais e, mais uma vez, as frutas. Aliadas à prática de exercícios físicos e ao consumo de água, as fibras são um santo remédio para o intestino funcionar e deixar a cinturinha mais fina. Elas também provocam sensação de saciedade.

Melancia é outra amiga de quem quer um corpo enxuto. Como tem muitas fibras e água, ela desincha e limpa o organismo. Para se beneficiar de seu poder diurético, a receita é simples: bata a fruta com as sementes e coe o suco. Agora é só reeducar a dieta e correr para a praia.