Manga com leite faz mal. Verdade ou mito?

O significado da palavra mito já explica que se trata de uma narrativa de caráter simbólico, ou seja, não é necessariamente a mais pura verdade!

Assim, gastronomicamente podemos usar este conceito quando lembramos de algumas situações que nossas mães nos fazem passar ou das histórias que nossos avós contavam.

Quem nunca ouviu dizer que água gelada em jejum emagrece? Ou que manga com leite faz mal? E que comer bolo quente dá dor de barriga? Há quem diga que esses mitos são verdadeiros e segue a risca aos cuidados indicados. São mitos que marcaram a nossa infância, a nossa história e que nos perseguem por toda vida.

Legumes bem verdes são saudáveis. Mas então não posso levá-los ao fogo? Tente cozinhar mais rápido e com água bem quente. Isso fixará o verde vivo do legume, não deixando que fique escuro e retirando suas vitaminas.

Hoje em dia a busca pelo  corpo perfeito tem feito desses mitos métodos habituais e até mesmo perigosos para se chegar a um resultado extremo no menor tempo possível, levando os adeptos a sacrificar até mesmo a própria saúde.

Precisamos buscar sempre respostas antes de aplicarmos qualquer crença popular em nossa rotina.

No caso da manga com leite, pode tomar à vontade! Não fará mal e é bastante saboroso.

Essa crença se prolonga desde a época da escravatura, onde os senhores de engenho criaram esse mito para que os escravos não consumissem esse alimento tão precioso na época.

O leite é um alimento muito nutritivo, bastante caro e muito raro na época. Era uma exclusividade dos patrões e os escravos não podiam ter acesso. Para não correr o risco de “desperdiçar” esse alimento com escravos, os senhores propagaram essa história sem cabimento.

Já a manga, bastante abundante nas propriedades rurais, poderia ser consumida tranquilamente.

Aliás, a união da manga com o leite cria uma combinação muito saudável! As vitaminas da manga unidas às proteínas do leite formam um coquetel recheado de benefícios para o organismo humano.

Na hora de emagrecer, também caímos em muitas pegadinhas. Não é tudo o que parece light que emagrece.

Não vai comer aquele bombom e prefere um suco de abacaxi? Acredite, os dois possuem as mesmas 70 calorias.

Acha que a melancia possui somente água por isso não engorda? Um brigadeiro fará o mesmo efeito no seu organismo que um copo de suco de melancia sem açúcar.

Um suco de laranja possui as mesmas calorias que um sanduiche light no pão integral.

O importante é esquecermos um pouco a crença popular e as histórias que se propagam durante tanto tempo e procurarmos um profissional no assunto.

Os nutricionistas saberão montar o cardápio ideal para você que quer estar com o corpo perfeito no verão.

Comece agora a sua campanha verão e reeduque sua forma de alimentação.

Sua saúde agradece e seus olhos estarão sempre felizes diante do seu reflexo no espelho.

Você conhece algum outro mito gastronômico?