Jogos estimulam o aprendizado e raciocínio das crianças

A infância é uma fase de descobertas, em que aprendemos com bastante rapidez bases essenciais para o desenvolvimento do raciocínio e até mesmo do caráter. Pais e educadores devem estimular a aprendizagem para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível. Porém, muitos pais têm dúvidas de como fazer isso. Os jogos infantis de mágicas, adivinhações, memória e lógica são ótimas opções.

Segundo a professora Maria Fernanda Vieira Quintas, os jogos são importantes porque ajudam a construir o real. “Conforme a criança vai jogando, ela vai estimulando o raciocínio. Ela constrói aos poucos, por etapas, o resultado daquela mágica ou brincadeira. Entre erros e acertos, ela precisa descobrir o caminho para resolver o mistério”.

A educadora explica que os jogos são eficientes com os pequenos porque não dão resultados prontos. “A criança tem que chegar sozinha a uma conclusão”. Ela diz ainda que os jogos ideais são aqueles motivadores, que prendem a atenção da criança e não a deixam desistir.

“Jogos de letrinhas também são uma boa pedida para os pais. Tenho alunos de 5 anos que já montam os próprios nomes com cartas. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, ela já é capaz de reconhecer as letras e isso estimula o aprendizado”, diz a Maria Fernanda.

Para ajudar nesta missão de entreter e educar os pequenos, montamos uma seleção de jogos, que vão desde os clássicos de memória até os de tabuleiro. Divirta-se!

Mágica:
Caixa de Mágicas, da Grow
São 12 truques para fazer para a família e os amigos.  Dá para fazer a moeda sumir, adivinhar qual carta alguém escolheu ou fazer um desenho sumir, por exemplo.
Idade recomendada: a partir de 8 anos.

Lógica e raciocínio:
Lig 4, da Estrela
Este é para se jogar entre duas pessoas. Junte 4 peças da mesma cor e impeça que o adversário faça isso antes de você. Estimula a agilidade e a estratégia.
Idade recomendada:  de 5 a 10 anos (mas os pais também vão gostar de brincar).

Resposta Mágica, da Grow
Tem 120 associações de figuras para observar e relacionar. A criança não precisa saber ler para jogar. As cartelas estão divididas por assuntos como cores, formas, animais, quantidades e figuras geométricas. Estimula raciocínio e desenvolve lógica.
Idade recomendada:  a partir de 4 anos.

Memória:
Jogo da Memória Ben 10 Alien Force, da Toyster:
É aquele clássico jogo de memória com cartas. Este traz o personagem Ben 10, que os meninos amam. Existem outras opções de personagens e marcas. Escolher algum desenho que seu filho gosta vai estimular a brincadeira.
Idade recomendada: a partir de 4 anos.

Adivinhação:
Indicação, da Toyster
O jogo é cheio de estratégias­­ e desafia a criança a descobrir a palavra secreta de todos os outros jogadores através de dicas e imagens.
Idade recomendada: a partir de 8 anos.

Cara a Cara, da Estrela
O jogo, que já é um clássico, está com novos rostos. Nele é preciso descobrir quem é o personagem do adversário a partir de pistas. É mulher? Tem bigode? É magro?
Idade recomendada: a partir de 6 anos.

O Que É, O Que É?, da Grow
Tem oito quebra-cabeças que ajudam a criança a desenvolver a coordenação motora e a percepção de cores, formas e espaços.
Idade recomendada: 2 a 4 anos.

Tabuleiro:
Imagem & Ação, da Grow
É uma brincadeira que estimula a imaginação e o trabalho em equipe. São 2.400 palavras divididas em categorias. O jogador precisa desenhar a palavra para que sua equipe adivinhe o que é.
Idade recomendada: a partir de 10 anos (adultos também vão pedir para jogar).

Detetive Júnior Turma da Mônica, da Estrela
Nesta versão do Detetive para os mais novinhos, Mônica precisa de ajuda para descobrir quem roubou o Sansão. Para resolver o mistério a criança desenvolve raciocínio e estratégia.
Idade recomendada: a partir de 5 anos.

Números, cores e palavras:
Descobrindo os Números, da Toyster
Este é para os bem pequenos. A atividade ajuda a criança a reconhecer os números de 1 a 5. Funciona assim: o número 3 combina com os 3 coelhinhos e com a carta de 3 dedos.
Idade recomendada: a partir de 2 anos.

Tapete Divertido Aprendendo as Cores Carros, da Toyster
A criança identifica as cores com os personagens do filme Carros.
Idade recomendada: a partir de 3 anos. 

Jogo Memória Alfabeto, da Grow
O jogo usa um safári para prender a atenção da criança e motivá-la. Ela vai precisar associar a figura com a palavra, estimulando a leitura e desenvolvendo a memória.
Idade recomendada: de 5 a 8 anos

Tribo das Palavras, da Estrela
Este jogo venceu o concurso da Revista Espaço Brinquedo. É uma brincadeira de tabuleiro em que o jogador tem que falar o maior número de palavras relacionadas à casa em que caiu no tempo da ampulheta. De acordo com o número de palavras ditas, ele pode sortear cartas com pedaços do corpo de personagens. Vence quem formar mais personagens.
Idade recomendada: a partir de 6 anos.