Esteira elétrica: dicas de como aumentar a performance do seu exercício físico

A esteira elétrica é um dos aparelhos mais cobiçados nas academias de ginástica. Ter uma esteira elétrica em casa traz ainda mais praticidade para a atividade física, além de ser muito mais confortável. Porém, existem algumas técnicas que aumentam a performance do exercício e a queima de calorias. Confira as dicas que preparamos.

Ao escolher uma esteira para usar em casa, dê preferência para uma mais simples, de porte menor, ou até para uma dobrável, que cabe em qualquer cômodo. Aquelas mais robustas são melhores para academias ou salões de ginástica.

Pense também no tipo de exercício que você pretende praticar na esteira. As mais leves funcionam perfeitamente para quem prefere fazer uma caminhada, enquanto as mais pesadas são indicadas para quem gosta de correr, pois são mais resistentes ao impacto.

Confira quais são as funções oferecidas no painel do equipamento. O mínimo que ela precisa ter é um medidor de velocidade com possibilidade de ajustes. Se ele tiver um botão de parada emergencial, é ainda melhor, já que garante maior segurança para o seu treino.

Para evitar esforço desnecessário, alguns modelos contam com medidor cardíaco e, para dar aquele incentivo na hora do exercício, existem esteiras que medem as calorias perdidas. Se você irá dividir o uso da esteira com alguém, escolha uma que tenha a opção para criar perfil e, assim, salvar suas informações.

O suporte para garrafas podem trazer mais comodidade e ainda lembram você de se hidratar durante a corrida ou caminhada. Quem procura um exercício mais pesado deve apostar nas esteiras com sistema de inclinação, que possibilitam simular uma corrida em uma subida. É importante verificar se o aparelho possui amortecedores, para reduzir o impacto nas articulações.

Treine!

Para que a atividade aeróbica dê resultados, é preciso estabelecer uma relação entre intensidade e tempo. Reforce a intensidade dos seus exercícios aumentando a velocidade ou inclinando sua esteira, se ela possuir esta opção.

Comece andando devagar, acelerando aos poucos, até chegar a uma velocidade em que você ande rápido – cerca de cinco a seis quilômetros por hora, durante três minutos. Acelere mais um pouco, até você quase ter de correr, durante um minuto. Então, reduza a velocidade e volte a caminhar rápido por mais três minutos. Repita isto por meia hora.

Semana após semana, aumente gradativamente seu tempo de corrida. Ande por três minutos e corra dois minutos. Depois, corra três minutos. Vá fazendo isso até que você possa apenas correr na esteira.

Escolha a esteira ideal para você, faça um bom alongamento e prepare-se para correr!