Saiba escolher o colchão perfeito para seu peso e altura

A hora do sono é um dos momentos mais importantes para manter a saúde equilibrada e revigorar as energias para o próximo dia de atividades. Para isso, é preciso ter o colchão ideal para o seu perfil e necessidades. Confira as dicas que preparamos sobre como escolher o colchão perfeito para ter uma noite de sono tranquila e confortável.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, quando uma pessoa chega aos 71 anos, provavelmente, passou pelo menos 23 anos dormindo. Então, como você vai ficar bastante tempo deitado no colchão, nada mais justo que ele seja de qualidade.

Noites mal dormidas e dores no corpo são problemas de quem não dorme em um colchão adequado. Para escolher o produto ideal para o seu corpo, você deve levar em consideração seu peso e altura, entre outros quesitos.

Geralmente, os fabricantes disponibilizam uma tabela que indica a densidade ideal de espuma que o colchão deve ter, de acordo com o seu peso e altura. A densidade é a responsável por dar firmeza e sustentar seu corpo, portanto, quanto maior ela for, mais firme será o colchão. Para os colchões de casal, considere os quilos da pessoa mais pesada.

Por exemplo, para crianças que têm menos de 50 kg e até 1,50 m de altura, um colchão com densidade 23 é ideal. Pessoas de 71 a 80 kg, com 1,61 a 1,70 m de altura podem dormir em um que tenha densidade 28. Já aqueles que pesam de 101 a 120 kg e têm entre 1,71 e 1,80 m de altura, precisam de um colchão com densidade 40.

Tome cuidado para não escolher um colchão muito macio, que não oferece a sustentação necessária para a coluna durante a noite e pode provocar dores no dia seguinte. O colchão muito duro também não é indicado, pois causa dores nos ombros, quadris e juntas, além de cansar a musculatura, ao invés de relaxá-la.

Na hora de comprar, você irá encontrar uma grande variedade de materiais: espuma, molas, molas ensacadas, látex, viscoelástico, entre outros. Mas o tipo mais comum é o de espuma, que têm durabilidade de até oito anos. Este é o modelo mais barato, mas deforma com mais facilidade.

Outro tipo muito usado é o colchão de molas, que costumam ser entrelaçadas e cobertas por uma fina camada de espuma. Esse produto é ideal para quem é solteiro, já que quando uma pessoa se mexe, o outro lado balança. Dependendo do modelo e dos cuidados tomados, ele pode manter a qualidade por até quinze anos.

Para os casados, o melhor colchão é aquele com molas ensacadas, em que as molas são envolvidas uma a uma, para você não incomodar o companheiro quando se mexer. Normalmente, ele costuma ter uma camada de espuma chamada pillow top em um dos lados, para proporcionar conforto extra.

As pessoas alérgicas e com problemas respiratórios vão se adaptar melhor aos colchões de látex, que vêm com tratamento contra fungos, ácaros e bactérias. Eles são feitos de material macio e durável, que se adapta ao contorno do corpo, para maior comodidade.

A tecnologia usada pelos astronautas chegou aos colchões. Os modelos produzidos em viscoelástico possuem uma espuma que se molda ao corpo, mas não deforma, para garantir uma excelente sustentação para a coluna. Diferente dos outros tipos de colchão, ele suporta pessoas de qualquer peso e altura.

Quer dormir como um anjo todas as noites? Aposte em um colchão novo!

  • http://walmart.com maria josé ferreira da silva

    gostei muito dos post e tambem de saber qual o melhor tipo de colchão devo usar

  • valdeli bispo

    adorei estou pesquisando um colchão pra comprar,as dicas sanaram minhas duvidas.

  • elenicinha

    gostei muito das orientaçoes sob os colchao estou pensando comprar um

  • JANAINA

    Gostei muito das dicas, agora me ajudou muito p/ comprar meu colchão desde já agradeço.

  • http://www.walmart.com.br ELENITA RIBEIRO SANTOS

    15/09/2013
    Eu Tenho Muitas Dores Nas Costa,Nos Onbros . Em Todo O
    Corpo Descobrir Que Passou Da
    Hora De Comprar Meu Colchãoca , VALEU P/ Mim Muito Obrigada…Mesmo Pela DICA

  • Elenice macedo

    Tenho tres hernias de disco uma na carvical e duas na lombra e estou sofrendo muito , sinto muita dor , gostaria que me indicasse um colchao ideal.

  • Mundo Walmart

    Bom dia Elenice =)

    Você deve escolher os colchões de acordo com seu peso. Através dele, você poderá escolher a densidade ideal do seu colchão.
    Mesmo assim, consulte um médico para ver o que ele pode fazer para diminuir a sua dor =)

    Esperamos que tenhamos ajudado e que você melhore =)

  • Mundo Walmart

    Bom dia Elenice =)

    Você deve escolher os colchões de acordo com seu peso. Através dele, você poderá escolher a densidade ideal do seu colchão.
    Mesmo assim, consulte um médico para ver o que ele pode fazer para diminuir a sua dor =)

    Esperamos que tenhamos ajudado e que você melhore =)