Conheça as famílias de celulares mais famosas do mundo

Veja vários modelos de smartphones das principais marcas que combinam com você

Nos últimos anos, muitas marcas de celular, ao invés de lançarem celulares com modelos completamente “diferentes entre si”, investiram em famílias de smartphones para ganhar a preferência do público e formar uma legião de consumidores fiéis. Dentre as empresas mais populares do mercado, que lançam aceleradamente modelos de todos os estilos e preços dentro de uma mesma família, estão Apple, Samsung, Nokia e Sony.

Vamos, então, ver como surgiram os grupos e relembrar quais smartphones já fizeram parte das coleções das principais marcas deste gênero no mundo.

Família Samsung Galaxy

Da esquerda para direita: Galaxy Y, S3, S4 e Note 3
Da esquerda para direita: Galaxy Y, S3, S4 e Note 3

A Samsung entrou no mercado com o intuito de bater de frente com outras marcas para se consolidar rapidamente. A estratégia deu certo, tornando-se a empresa que mais vende celulares no mundo inteiro e atualmente sua linha Galaxy, que começou com poucos modelos, já ultrapassou os 50 modelos desde que foi lançada, mesmo que muitos dele hoje até já saíram de linha e são todos os anos substituídos por smartphones mais modernos.

O primeiro foi lançado, em 2009, o Samsung i7500. Depois em 2010, outros cinco foram comercializados: Galaxy 5, Galaxy Y, Galaxy Ace, Galaxy Pocket e por fim o Galaxy S. A partir daí foram apresentados os Galaxy SII, SII Lite, SIII, S3 Mini, S4, Note, Note 2, Note 3, além de diversas variações destes modelos. O lançamento do novo Galaxy S5 está marcado para o dia 24 de fevereiro de 2014, em Barcelona (e contaremos tudo para vocês em primeira mão), e promete trazer inúmeras inovações e ser um modelo avassalador de vendas.

A Samsung tem como princípio oferecer celulares com variados preços, então é possível encontrar desde aparelhos mais Premium, cujos valores beiram os 3 mil reais, a até outros bem mais acessíveis , em torno de 300 reais.

Família Apple Iphone

Todo ano há lançamento de iPhone
Todo ano há lançamento de iPhone

A Apple tem uma política de vendas bastante clara: seus produtos procuram oferecer a melhor qualidade, mesmo que para isso tenha preços um pouco acima dos valores de mercado, devido à sua busca constante por excelência e dos seus altos investimentos em tecnologia avançada. Ou seja, ela se importa em ter um público fiel que sempre irá comprar suas novas criações. A franquia criou, no total, 8 tipos de Iphone.

O primeiro, em 2007, foi o 2G. Desde então, cada novo celular traz uma novidade e, sempre, está na lista dos mais vendidos no mundo. Vieram o 3G, 3GS, 4, 4S, 5, até chegar nos atuais, o poderoso 5S e o colorido 5C. O design não mudou muito entre os modelos, principalmente após a era Steve Jobs, mas o que mais chama a atenção é a velocidade dos modelos mais recentes. Segundo rumores, o Iphone 6 será lançado no primeiro semestre de 2014.

Se você não é um “Applemaníaco” e deseja ter um aparelho da marca, não é fundamental comprar um lançamento. Para quem deseja economizar, um modelo um pouco mais antigo com um preço mais acessível não é uma má escolha.

Família Nokia Lumia

Da esquerda para direita: Lumia 1020, Lumia 720 e Lumia  625
Da esquerda para direita: Lumia 1020, Lumia 720 e Lumia 625

A Nokia foi uma das empresas que mais demorou a comerciar smartphones de uma mesma linha. O primeiro Lumia só foi apresentado, em 2011, para o público, e agora já conta com 19 modelos no mercado, porém nem todos são vendidos no Brasil, apenas os chamados “pontuais”. O principal aparelho é o Lumia 1020. O novo integrante da família, o Lumia 1520, tem data estipulada para ser lançado em março.

Enquanto os modelos da Apple contam com sistema operacional IOS e os da Samsung com Android, a Nokia resolveu investir nos smartphones com Windows Phone. Outro diferencial desses modelos é em relação à câmera. O modelo Lumia 1020, por exemplo, conta com uma câmera de 41 polegadas! Os celulares da Nokia estão com uma média de preço parecida com os concorrentes, entre 2400 reais e 500 reais.

Família Sony Xperia

Família Xperia: Z1, ZQ e Z Ultra
Família Xperia: Z1, ZQ e Z Ultra

A Sony apostou em sua linha Xperia para ganhar mais fãs da marca. A empresa investiu pesado para concorrer com Samsung e Apple, lançando smartphones com tecnologias inovadoras, como à prova d’água, grandes telas e recursos consagrados da marca em outros mercados, como o de TV e áudio.

Entre os principais estão Xperia Z Ultra e Z1.

Assim como a maioria, os produtos da Sony variam de celulares com preço mais elevado, de 2499 reais, até valores mais em conta, por apenas 439 reais.

Agora ficou fácil decidir qual celular combina com seu estilo e o seu bolso Nos conte: qual família de smartphones você prefere?