Como tirar o mau cheiro do carro e protegê-lo das bactérias


Na virada do ano, muita gente só pensa na revisão do carro para realizar em segurança a viagem tão esperada. Mas outros cuidados com o carro também podem ser adotados para deixá-lo limpo, sem bactérias e sem mau cheiro. Por que andar com um carro sujo e cheirando mau se é tão fácil fazer uma limpeza e deixá-lo cheiroso, mais agradável para você e seus passageiros? Atividades rotineiras como comer dentro do carro, carregar bebidas que derramam e carregar animais domésticos podem contribuir para o mau cheiro dentro do automóvel.

Aspirar o carro, limpar os bancos com um pano úmido com detergente e deixar o ar circular dentro do carro são dicas básicas para manter a higiene do ambiente. Já os automóveis que estão com algum cheiro, a dica é usar vinagre branco. “Para os carros com cheiro de mofo, cigarro ou qualquer outro odor, o mais indicado é borrifar uma mistura de água com vinagre branco. Depois passe um pano secando as gotículas que ficam no banco e deixe as portas e vidros abertos para arejar bem”, ensina a personal organizer Ana Afonso.

O vinagre é excelente para tirar o cheiro de mofo, porque ele mata a bactéria. Além de ser usado no combate ao mofo, essa mistura de água e vinagre deve ser utilizada para higienização do carro. O importante é deixá-lo secar bem e não colocá-lo exposto ao sol, porque, no sol, o vinagre pode causar manchas. Outra dica bem caseira para tirar o cheiro de mofo e de fumo é cortar duas maçãs em metades e colocar duas partes no banco da frente e duas no banco traseiro. A maçã absorve todo odor do carro. O importante é fazer esse procedimento à noite e deixar os vidros bem fechados.

Outro problema bem comum que causa odores dentro dos carros é a umidade. Principalmente, no verão, onde famílias vão para piscinas e praia para aproveitar o calor. “Para evitar dores de cabeça com mau cheiro, cubra o banco com uma manta e, nos tapetes, coloque jornais. Tanto a manta como os jornais deverão ser retirados diariamente do carro. Protegendo banco e tapete, você irá reduzir a umidade no carro. Vale também pode deixar um pouquinho do vidro aberto para o ar entrar e circular. As pessoas tem costume de colocar a toalha no banco, na volta da praia ou da piscina, mas ela já estará molhada e pode contribuir para o mofo”, ressalta Ana Afonso.

E muito cuidado com os desodorizadores e aromatizadores de carros. Eles disfarçam o mau cheiro, mas não limpam. Eles dão uma sensação de limpeza e um cheiro bom; mas na verdade não desinfetaram o local. O ideal é fazer uma limpeza no carro, secá-lo bem e, para isso, vale até usar secador de cabelo, e depois para completar a sua higienização e dar uma sensação de bem-estar, coloca-se os aromatizadores. Os com fragrâncias de Lavanda e Tutti-Fruti são os preferidos pelos motoristas.