Como lavar as paredes sem estragar a pintura

Muitas vezes não percebemos, mas se as paredes de casa estão sujas e mal cuidadas, elas acabam envelhecendo o ambiente e passam a impressão de sujeira. Cuidados simples, porém, podem deixar as paredes conservadas por muitos anos, sem precisar de uma tinta nova. E isso não requer uma faxina pesada. Com detergente diluído em água e uma bucha muito macia é possível tirar praticamente todas as manchas.

Se a tinta não for lavável, a dificuldade será maior, porque ao passar a bucha novas manchas vão aparecer. Nesse caso, o recomendável é passar levemente um pano molhado com detergente e água. Manchas de mãos, pés de cadeiras e quadros saem facilmente com o uso dessa mistura.

Até giz de cera sai com essa solução. É o que afirma a personal organizer, Ingrid Lisboa, que teve seu quarto riscado pelo filho com o giz. “São tantos produtos disponíveis no mercado que, na hora da faxina, as pessoas nem sabem o que usar e como usar. Para não errar e conseguir um resultado excelente, a dica é simplesmente detergente e água. Os riscos de giz de cera tirei assim, com uma bucha macia e esfregando bem levemente. É demorado e precisa de esforço, não de força, mas sai”.

Os multiusos não devem ser usados na limpeza das paredes e portas, porque com o passar do tempo, eles vão amarelar a região. Escovas e palha de aço só devem ser usadas em uma situação. Se você acabou de pintar a casa e percebeu que nas janelas e nas portas existem pingos de tinta, a palha de aço seca pode ser esfregada em cima do pingo, que sairá facilmente.

“Os removedores de manchas também não devem fazer parte da faxina nas paredes. Eles acabam reagindo com a tinta e, ao invés de tirar uma mancha, pode provocar uma outra bem maior. Isso também vale para o álcool que é um reagente químico”, alerta a personal organizer.

A umidade nas paredes também pode ser evitada com atitudes simples. Basta deixar o ar circular no local e se não houver ar abundante, use um umidificador para arejar o ambiente. A umidade é responsável por aquelas bolhas que descascam a tinta.

Mas se a opção for pintar e deixar a parede com tinta novinha, evite as tintas brilhantes. Elas têm mais polímetro de látex que são aglomerados de gordura e pó. Ou seja, apresentam manchas mais rápido. A melhor indicação são as tintas suaves e laváveis, ideais para acabamento liso como cozinhas e ambientes mais movimentados na casa. Seguindo essas dicas, com certeza, será possível manter as paredes conservadas e longe das manchas.

  • http://www.guiablindagem.com Carlos

    Adorei a dica. Tenho uma parede branca na minha sala que dá muito trabalho. Obrigado!

  • Nelson R. Pereira

    adorei as dicas (pintura) e aprendi muito; continuem sempre assim.

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Nelson!

    Ficamos felizes em saber que gostou do post. Não deixe de acompanhar as postagens do blog, aproveite e clique aqui para conferir mais dicas para o lar!

    =)

  • http://comolavarparedes acacio de carvalho braz

    gostei muito das dicas….

  • http://comolavarparedes acacio de carvalho braz

    minha casa agora vai ficar mais bonita , assim falou minha esposa…

  • http://comolavarparedes acacio de carvalho braz

    gostei das dicas {como lar paredes} .

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Acacio!

    Que bom que gostou das nossas dicas. Continue a acompanhar as postagens do blog, aqui você encontrará dicas, novidades, curiosidades e muito mais!

    =)

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Acacio!

    Sua satisfação é o nosso maior objetivo! Continue a acompanhar as postagens do blog.

    =)