Como comprar Câmera Digital


Câmeras Digitais

Uma dúvida que sempre vem à cabeça quando o assunto é câmeras digitas: devo comprar uma câmera já que meu celular possui uma? Ou, devo gastar um pouco mais, comprar um celular mais caro com uma câmera melhor e não comprar uma câmera? Ou mesmo tento um celular com câmera boa, não seria melhor eu ter uma câmera digital?

Estas perguntas são pertinentes e não são fáceis de responder. Para concorrer com os celulares as câmeras digitais apresentam hoje recursos de gravação de vídeo e altíssimas resolução de imagens.

Mas quais os recursos necessários para uma câmera digital?

Vários fatores devem ser considerados, alguns bastante óbvios como a qualidade da imagem da câmera, se possuem flash (celulares), qualidade do flash, zoom, e espaço de armazenamento.

Mas o fator de maior dúvida é: de quantos megapixels eu preciso?

Antes de responder a esta pergunta, precisamos entender o que é o tal “megapixel”.

O Megapixel
Uma imagem digital é composta por minúsculos pontos chamados pixels, cada pixel pode assumir entre duas cores (preta e branca) até mais de 65.535 cores, dependendo do formato de cor utilizado. Quanto mais pixel tiver uma imagem dentro do mesmo espaço, uma polegada, por exemplo, maior é a definição da imagem, é o que chamamos de DPI (dots per inch: pontos por polegada), ou a densidade da imagem, quanto maior a densidade, maior a definição. Além disso, quanto maior o número de pixels em geral que uma imagem tiver, maior o tamanho que a imagem pode assumir, ser ampliada ou impressa, a tabela abaixou retirada do site www.camerasdigital.com.br nos dá uma idéia de quantos pixels uma imagem tem em relação ao seu tamanho:

Lembrem-se, cada pixel é um ponto na imagem.

Para ajudar a definir qual a câmera mais ideal a comprar analise a seguinte tabela:

Vejam que a partir de um megapixel, uma foto de tamanho normal, dessa de álbum de fotos, já apresenta uma boa qualidade, contudo, estas fotos não são boas para ampliações, pôsteres, etc. e mesmo para a tela, em seu tamanho natural elas apresentam boa qualidade, mas quando ampliadas para tela inteira elas apresentam distorções.

Assim a decisão de compra baseada nos pixels da imagem depende inteiramente do objetivo final das fotos (visualização na internet, impressão, etc).

Espaço de Armazenamento – cartão de memória
Outro detalhe a ser levado em consideração é o espaço para armazenamento de imagens, seria fantástico ter espaço infinito, mas a tecnologia ainda não o permite, contudo o preço do megabyte bem diminuindo a cada dia.

Para termos uma idéia do quanto uma imagem ocupa, veja a seguinte tabela:

Uma imagem de um megapixel (900×1200 – impressão de 10x15cm) ocupa aproximadamente 0.8 MB do seu cartão, assim um cartão de 1GB conteria aproximadamente 800 fotos a um megapixel. Uma foto de três megapixels ocupa aproximadamente 2.4MB assim, um cartão de 1GB conteria aproximadamente 415 fotos, já uma foto de oito megapixels ocuparia aproximadamente 6.4MB e um cartão de 1GB armazenaria aproximadamente 155 fotos.

Assim na hora de comprar a sua câmera, verifique o espaço de armazenamento de fotos para não ficar sem lugar para guardá-las.

Lentes e Zoom
A qualidade das lentes e a taxa de zoom também afeta a qualidade da imagem, as câmeras com maior opção de zoom ótico (o zoom da própria lente da câmera) normalmente são as melhores, já que o zoom digital (o zoom através do programa da câmera, presente, por exemplo, em câmeras de celulares) apresenta uma qualidade mais baixa de imagem.

O zoom digital em câmeras apresenta mais ou menos o mesmo efeito de zoom aplicado a imagem na tela do seu computador, quando não há um tratamento de redução de serrilhado, é possível notar os pixels da imagem, é quando dizemos que a imagem está “estourada” ou “serrilhada”, a qualidade é baixa e apresenta cantos vivos.

O zoom ótico é o mesmo zoom observado em câmeras convencionais, em binóculos, lunetas, etc., a imagem é aproximada através do jogo de lentes e não apresenta serrilhado, contudo é necessário atentar para o foco para que a imagem não se apresente “borrada” (desfocada), o zoom ótico apresenta uma qualidade de imagem muito superior ao zoom digital.

Na hora de comprar, considere a câmera com melhor taxa de zoom ótico.

Lentes Carl Zeiss: Muitos celulares e câmeras digitais apresentam como diferencial as lentes Carl Zeiss, a Carl Zeiss é um fabricante internacional de lentes para microscopia, cine e foto e medição industrial. O grande diferencial destas lentes reside na alta definição da imagem capturada pelas lentes. Visite o site da Carl Zeiss para conhecer a história das lentes e o significa dos nomes delas (http://www.zeiss.com.br/), por exemplo, a lente Tessar, possui este nome porque seu desenvolvedor o Dr. Paul Rudolph da Carl Zeiss projetou uma objetiva de altíssima com quatro lentes (tessar significa quatro em grego).

Conclusão
Os principais fatores a serem considerados ao se adquirir em uma lista bem resumida são:

- Objetivo das fotos (impressão, álbum virtual na internet, ampliação, etc);

- Megapixel, para fotos de ampliação ou impressão, quanto mais megapixel melhor;

- Espaço de armazenamento, mais espaço, mais fotos;

- Qualidade das lentes;

Outros fatores podem interessar aos que já exigem uma qualidade maior das fotos, ou querem ter um controle mais preciso da qualidade como tempo de abertura do obturador, tempo de resposta da câmera, zoom e iluminação do flash, etc.

Se você é iniciante no mundo da fotografia e deseja somente uma câmera com uma boa qualidade, avalie os pontos principais, a relação custo-benefício oferecida pela câmera para realizar uma boa compra.

Confira as ofertas do Walmart.com.br e escolha uma câmera digital digna de suas memórias!