As alergias do verão e as formas de combatê-las

 

O calor está chegando e, com ele, vem a vontade de passar mais tempo ao ar livre. Mas algumas alergias, mais comuns nessa época do ano, podem impedir que você aproveite o melhor da estação. Para prevenir coceiras, bolinhas e descamações, conheça agora as irritações de pele mais comuns – e siga as orientações do dermatologista Marcos Bonassi para tentar evitá-las.

Alergia ao sol

“É marcada pelo aparecimento de vermelhidões e pontos semelhantes a espinhas, especialmente no colo”, diz Marcos Bonassi. As causas podem ser diversas, desde alterações no sistema de defesa do corpo até ingestão de certos medicamentos.

Miliária

Comum em crianças e bebês, costuma aparecer nas regiões do pescoço, do colo e da fralda. Também chamada de brotoeja, é outra irritação que pode ser desenvolvida por causa do calor. O corpo produz mais suor para baixar a temperatura e ele acaba entupindo os poros da pele por onde sai.

Intertrigo

Parecido com a brotoeja, mas mais comum em adultos, essa alergia surge especialmente na virilha, nas axilas e embaixo das mamas. É caracterizada por descamação (quando a pele “descasca”), coceira e vermelhidão.

Fitofotodermatoses

São as manchas de pele causadas pelo contato com plantas que contêm substâncias que reagem ao sol. A mais conhecida delas é a queimadura causada pelos respingos de limão na pele. Mas frutas como laranja, tangerina e figo, e temperos como salsa, coentro e funcho também oferecem esse risco.

Micoses

Não são exatamente alergias – na verdade, são causadas por fungos. Mas, assim como as alergias, também tendem a aparecer nas regiões de dobra – principalmente entre os dedos dos pés e, no caso dos homens, na virilha.

As formas de prevenção

A maioria dessas irritações de pele é fruto da combinação do atrito da pele, da transpiração e da presença de fungos no local. O dermatologista Marcos Bonassi enumera algumas atitudes que podem ajudar a evitar esse tipo de problema.

Não use cosméticos ou perfumes para ir à praia e não se exponha excessivamente ao sol. Respeite os horários adequados (antes das 11h e depois das 16h no horário de verão e antes das 10h e depois das 15h no horário normal) e use sempre protetor solar – de preferência uma versão hipoalergênica, que tem menos chance de causar irritação.

Não cozinhe, se alimente ou manuseie plantas sob o sol ou se exponha a ele em seguida. Lave com água e sabão as mãos, braços, rosto e qualquer área que tenha entrado em contato com as plantas ou alimentos.

Use roupas leves e soltas, de preferência de tecidos naturais, como o algodão. Seque bem os pés após o banho e use meias de algodão para ventilar a área e não reter o suor. Mantenha a pele o mais seca possível: use desodorante antitranspirante em uma versão hipoalergênica e enxugue as regiões de dobra com atenção.

Siga uma alimentação leve, com muitas frutas e verduras e poucas frituras e condimentos. Esse hábito ajuda a ter uma pele saudável. Beba muito líquido, na forma de água ou sucos e evite os refrigerantes.

Evite também tomar banhos quentes e longos, pois isso retira a camada protetora natural da pele. Se tomar mais de um banho por dia, passe sabonete apenas nas partes íntimas, axilas e pés.

Se mesmo assim a alergia teimar em aparecer, o doutor Marcos Bonassi afirma que é preciso procurar um médico. Em geral, os tratamentos são feitos com cremes calmantes, antimicóticos, pomadas à base de corticóides e pasta d’água.

Mas o dermatologista alerta: nada de usar a pomada que a prima indicou ou aquele creme contra micose esquecido no fundo da gaveta. “Cada alergia deve ser diagnosticada e tratada individualmente”, diz Marcos. Se não, o problema pode piorar e vai ser mais difícil se livrar dele. O mesmo vai acontecer se você tentar esconder a alergia com maquiagem: a pele só fica mais irritada.

  • Pamela Avlis

    Olá tenho 20 anos e á aproximadamente 4 anos apareceu em mim uma alergia parecida com a foto á cima sendo que antes das bolinhas avermelhadas sinto uma queimação no meu corpo e assim sucessivamente elas aparecem causando constrangimento..e cerca de 30 á 40 minutos depois elas somem retornando a cada vez que ando rapido,que faço exercícios fisicos..utilizo um remedio chamado cetiriza..Mas a minha pergunta é por que apareceu a um tempo atras e não desde que eu nasci? e se não há nenhum outro tratamento pois ingerir este medicamento possa trazer alguma deficiencia no caso da gravidez sem planejamento..obrigada..preciso de um medico alergista que me dê atenção.Obrigada

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Pamela. Sem dúvida o melhor a fazer é procurar um médico alergista pois cada caso é um caso e você precisa ser examinada para ser receitada corretamente. Faça isso e depois nos diga se deu tudo certo ok? Melhoras :D

  • Jonatas Reis

    Olá , tenho 28 anos e estou reformando um local em minha casa, notei que ao aplicar um esmalte sintético nas madeiras… meu corpo desde então não para de coçar e cada dia aumenta mais e mais os caroçocinhos vermelhos no meu corpo , principalmente na barriga. Seria uma alergia? ou uma micose?

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Jonatas! Sugerimos que você entre em contato com o seu dermatologista, ele poderá oferecer um diagnóstico mais preciso. ;)

  • ADRIANA ZANGHELINI

    oi! sempre tive alergias a produtos quimicos, com o tempo se tornou em um equizema desidrotico, não sei mais o que fazer , todos os dermatolçogistas que eu fui me falaram que não tem cura , mais eu preciso de algo para aliviar a dor e a coçeira. É horrivel , tem dias que não consigo nem mecher minha mão .por favor me indiquem um creme que eu possa usar para aliviar. agora que começou a esquentar me saiu uma alergia nas pernas e braços, acho que é do calor, quando tomo banho fica pior, mesmo com a agua fria.

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Adriana!

    Aconselhamos que procure um dermatologista. 0,Ele poderá indicar qual é o melhor tipo de creme ou medicação para este tipo de alergia. ;)

  • http://www.mundowalmart.com.br Stefanie

    A primeira alergia acima tem cura por que tenho ela ? :/

  • http://www.mundowalmart.com.br Stefanie

    Gostaria de saber se existe cura a alaergia acima :/ ?

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Stefanie!

    Recomendamos que você procure o auxílio de um dermatologista, ele poderá esclarecer melhor a sua dúvida! ;)

  • ligia

    meu filho está com umas manchas estranhas no queixo o que pode ser são umas bolinhas que estouram

  • http://nikaseabara@hotmail.com monica

    minha filha esta com umas bolinha dar muita cosseira e muitas pereba

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Monica!

    Neste caso, nós aconselhamos que procure um Dermatologista? Ele pode te auxiliar corretamente quanto a alergia de sua filha.
    ;)

  • biunia macarini

    alergia
    meu marido tem 37 anos e esta com o corpo todo cheio de bolinhas parecendo a 1 foto, o que deve tomar ou usar?

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Biunia!

    Neste caso recomendamos que procure o auxílio de um dermatologista, ele poderá orienta-la com mais precisão!

    =)

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Stefanie!

    Recomendamos que procure o auxílio de um dermatologista, ele poderá te orientar com mais precisão sobre o seu tipo de alergia.

    =)

  • sabrina

    Olá, gostaria de saber sobre uma alergia que tenho, pois não sei o que é, de vez enquanto quando sinto muito calor ou frio intenso, aparece uma bolinha vermelha no rosto sempre no mesmo lugar, que incha e depois de algumas horas desaparece. obrigada!

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Sabrina!

    Recomendamos que você procure o auxílio de um dermatologista, ele poderá te auxiliar com mais precisão sobre a sua alergia.

    =)

  • claudia pascoal

    oi esta aparecendo umas bolhinhas com agua em mim e depois estoura e seca e fica descamando. O que deve ser isso?

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Claudia!

    Recomendamos que procure um auxílio de um dermatologista; ele poderá ajudar corretamente no seu caso.

    =)

  • http://www.mundowalmart.com.br cassiana

    olá,
    saiu em mim uma alergia igual ao da imagem acima,e nas minhas axilas começou a coçar muito< a coçeira sumiu, mas apareceu nódulos grandes que doi e coça um pouco ta dificil de ate abrir e fechar o braço.o que poderia ser?
    obrigada

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Cassiana!

    Recomendamos que procure o auxílio de um Dermatologista, ele poderá te ajudar com mais precisão no seu caso.

    =)

  • Nathali

    Olá,estou com alergias que somem e voltam,des do ano passado elas coçam muito e formam várias bolinhas no corpo todo,corfome vou coçando isso vai escamando e fica marrom,preto!O que poderia ser?

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Nathali!

    Neste caso recomendamos que procure o auxílio de um dermatologista. Ele poderá te ajudar com mais precisão.

    =)

  • https://www.facebook.com/ Felipe Barbosa de Andrade

    ola, tenho 17 anos e a uma semana atras comecei a me coçar começou pouco e foi aumentando aumentando e ta cheio e carocinhos vermelho o mesmo problema do amigo ai acima Jonatas Reis onde mais incomoda e na barriga e nas costas nas penas e nos braço também mais com menos intensidades me coçar e depois para passa alguma horas e volta a conçar

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Felipe!

    Recomendamos que procure o auxílio de um dermatologista, ele poderá solucionar o seu caso com mais precisão.

    Qualquer dúvida estamos à disposição.

    =)

  • Nicole Paiva

    olá,minha mãe está com pintas vermelhas pelo corpo todo. ela está tomando polaramine e não resolveu pode medar um nome de algum remedio? estou com medo que seja dengue mas ela so ta com pintas vermelhas que coça entre em contato comigo pelo facebook Nicole Paiva tenho 11 anos por favor entre em contato logo obrigada

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Nicole,

    Recomendamos que peça a sua mãe que procure o auxílio de um médico o mais rápido possível.

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

    =)

  • Rafael Cardoso

    o engraçado é que vcs sempre mandam procurar o dermatologista, em todos os comentarios

  • letícia

    apareceram umas bolinhas brancas nos lados do pescoço e no colo, não coçam. achei q era por causa do perfume q passo nessas regoes, parei de usar o tal perfume mas continuo usando outro nas mesmas regioes, sera q é por causa disso ou é outra coisa?

  • Mundo Walmart

    Olá Letícia,
    Em caso de dúvidas, é necessário que você consulte seu dermatologista =)

  • Mundo Walmart

    Olá Rafael,

    Procuramos sempre dar as melhores dicas e sugestões mas, se tratando se saúde, também sempre é bom procurar o seu médico de confiança =)