A vida doméstica organizada em listas


Mesmo para quem cuida dos filhos, arruma a casa, cozinha e administra um lar, a ordem é criar uma rotina, senão vira tudo uma bagunça. “Organizar listas de tarefas domésticas é uma forma de otimizar o tempo e estar sempre com a casa em ordem”, ensina a consultora doméstica Ana Afonso.

A praticidade de se fazer listas é tiro e queda, explica a profissional.  ”Funcionam como  roteiros  para você mesma, para distribuir tarefas entre os dias e horários mais adequados”.

A consultora Ana Afonso aponta seis dicas que vão facilitar sua vida:

1 . Primeiro crie listas de tarefas : arrumação diária (fazer as camas, colocar as roupas nos armários) e lavanderia (lavar/passar as roupas da casa e as roupas pessoais)

2. É importante fazer o levantamento das tarefas necessárias para a organização diária da casa e aquelas que costumamos chamar de semanal.

Determine dia para a faxina geral, para lavar e passar roupas, além das  tarefas diárias: arrumar as camas, separar as roupas para lavar, limpar os banheiros, lavar a louça, cozinhar.

3. Para aproveitar melhor o tempo durante o dia, faça a manutenção e limpeza por áreas: quartos, salas, banheiro e cozinha em dias alternados. A casa estará sempre organizada a cada dia sem acumular tudo para o dia da faxina.

4. Organize os produtos de limpeza e acessórios num balde ou cesta antes de começar a limpeza. Poupa tempo e evita ir e vir até o armário da área de serviço.

5. Mantenha a limpeza na cozinha com atitudes simples.

- Limpe as manchas e respingos no fogão, pia e bancadas imediatamente.

- Lave panelas e utensílios: não deixe acumular na pia. 

  • Pingback: Ana Afonso Organizer » Dicas de organização no Blog do Walmart

  • vanice

    Gostei das dicas ,..quero mais…referente a organização de armários de roupas…Obrigada.

  • http://www.mundowalmart.com.br/voce-e-um-clientequevota/ Equipe MundoWalmart

    Olá Vanice!

    Agradecemos por acompanhar o blog, consideraremos a sua dica para a produção de posts!

    =)