10 dicas para uma boa alimentação

 

Hoje, dia 31 de agosto, é Dia do Nutricionista. A melhor homenagem que o Walmart poderia fazer aos profissionais da área é ajudar a compartilhar com todos vocês 10 super dicas para quem quer ter uma alimentação saudável! Então, anote todas e comece a refazer seu prato!

1 Varie os alimentos: Para manter nosso corpo funcionando bem e evitar doenças, precisamos de 40 nutrientes diferentes por dia. Não se assuste, basta variar os alimentos e ter sempre a presença de pão, cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes e outros alimentos protéicos!

2 Os grãos, as frutas e as verduras: Na correria, acabamos deixando esses alimentos de lado, mas eles que provém grande parte dos nutrientes que precisamos sem serem calóricos e podem ser ingeridos em refeições rápidas! Então, abuse!

3 De olho na balança: algumas doenças como as cardíacas, derrames e diabetes podem se desenvolver com o sobrepeso. Estar magro demais também não ajuda. Osteoporose e irregularidades menstruais são alguns dos problemas que podem surgir quando se está abaixo do peso! Alimentação balanceada, exercícios e manter um peso ideal ajudam a viver melhor.

4 De olho no prato: O melhor é comer de tudo. Mas, não vá exagerar. Coma um pouco de cada coisa, sem exageros, e a variedade será benéfica! Quanto mais colorido, melhor.

5 De olho no relógio: Não pule refeições e não belisque entre as refeições. Muitas vezes exageramos no prato por não termos a disciplina de comer na hora certa, respeitando as principais refeições, como o café da manhã, o almoço e o jantar.

6 Não seja extremista: Existe um grande prazer em comer, fato. Geralmente, nosso alimento preferido é o mais gorduroso, o mais salgado ou mais doce! Não seja extremista, não precisa eliminá-lo por completo da sua dieta, reduza a quantidade e a freqüência com que o come!

7 De olho no controle: faça um balanço do que come, se exagerou na gordura, sal ou açúcar num dia, no outro evite esses alimentos. O ideal é que não haja exageros, mas quando derrapar na dieta, fique de olho no controle.

8 De olho na dieta: Quer saber se sua dieta está legal? Faça uma lista com o que comeu durante três dias e depois confira essas dicas. Veja se comeu muita gordura, manteiga ou molhos para saladas. Depois, consuma quantidade menor desses alimentos, até alcançar o equilíbrio.

9 Mude aos poucos: Você comeu de forma errada durante muito tempo? Então não adianta tentar mudar radicalmente, pois pode se frustrar e voltar a comer errado em pouco tempo. O ideal é ir corrigindo as deficiências e excessos aos poucos.

10 Os alimentos não são bons ou maus: Não há mocinhos e bandidos nossa luta! Tudo em excesso faz mal! Se conseguir ter uma dieta variada e balanceada poderá comer sempre um pouco de tudo o que mais gosta.

Pronto, mais simples do que você pensava, não acha? Agora siga essas dicas, guarde na carteira ou coloque na porta da geladeira para sempre se lembrar delas! Parabéns, a todos os nutricionistas!

\\latserver\lattserver\SMM_2011\Clientes\Walmart\2011\Blog\Para Elas\2011.08.31.cidasdealimentacao.docx